quarta-feira, 14 de setembro de 2011

1ª série Ensino Médio - Como elaborar gráficos de funções do 1º grau

Na tela inicial do Microsoft Excel, escolha um intervalo para a variável x. No caso a seguir, escolhemos o intervalo [-10, 10].



A seguir, digitamos a lei da função que desejamos ver o gráfico, tomando cuidado para que cada célula seja ocupada por apenas um caractere.




Após digitar a lei da função, vamos completar a tabela que será usada como referência para geração do gráfico. Ao lado da coluna onde digitamos a variação de x, iremos criar outra coluna, esta com os valores de y. Para tanto, digitamos, ao lado do primeiro valor de x o seguinte texto:
= F$2*K3+I$2



Agora, vamos entender o que cada termo digitado significa.
  • "=" Termo utilizado em fórmulas do Microsoft Excel.
  • "F$2" Endereço da célula onde, no caso da função do 1º grau, está digitado o parâmetro a. O símbolo $ utilizado nessa fórmula garante que o valor que está na célula F2 será utilizado em toda a coluna y.
  • "*" Sinal de multiplicação.
  • "K3" Endereço da célula onde está o respectivo valor de x.
  • "+" Sinal de adição.
  • "I$2 " Endereço da célula onde, no caso da função do 1º grau, está digitado o parâmetro b. Da mesma forma, o símbolo $ utilizado nessa fórmula garante que o valor que está na célula I2 será utilizado em toda a coluna y.
 A seguir, copiamos essa fórmula para as demais células, de maneira que tenhamos, lado a lado, valores de x e y, conforme mostrado a seguir.


Para uma melhor vizualização, digite x e y como título de cada coluna e formate o alinhamento da maneira que achar mais conveniente.




Agora, selecione todos os valores das colunas x e y (não selecione os títulos das colunas). Selecione o gráfico "dispersão com linhas retas", conforme apresentado a seguir.




O seguinte gráfico será apresentado:




Para eliminar as linhas que estão paralelas aos eixos, clique com o botão direito do mouse sobre uma delas e selecione a opção "sem linha", conforme apresentado a seguir.




Para retirar a legenda, clique com o botão direito do mouse sobre ela e selecione a opção "excluir", conforme apresentado a seguir:



Para alterar a escala do eixo x, clique com o botão direito do mouse sobre algum valor desse eixo e selecione a opção "formatar eixo", conforme apresentado a seguir:




A seguinte tela aparecerá:




O mesmo pode ser feito com o eixo y. O ideal é que haja uma mesma escala nos eixos x e y, para que o gráfico seja melhor apresentado.


Para inserir um título em seu gráfico, clique em "Inserir Caixa de Texto".


Você também pode criar uma célula que contenha uma informação importante: o zero (raiz) da função, ou seja, o valor de x onde o gráfico atravessa o eixo das abcissas. Sabemos que esse valor é (-b/a), então, basta digitar, na célula escolhida, o comando correspondente a essa expressão.


Agora, você pode posicionar o gráfico em um local adequado e assim possa simular diferentes valores dos parâmetros a e b na sua função do 1º grau. Observe o que acontece com o gráfico quando você varia o valor desses parâmetros.

Nenhum comentário: