domingo, 25 de setembro de 2011

Conta corrente sem tarifas

 
Você sabia que existe um tipo de conta corrente chamada "Digital" ou "Eletrônica"?

Cansado de ver indo embora pelo ralo, mensalmente, pequenas quantias com tarifas bancárias (que somadas durante um ano tornam-se grandes valores), decidi pesquisar na internet, em sites de instituições bancárias, alternativas para correntistas. Foi quando descobri a tal "Conta Digital".

Basicamente, essa é uma conta corrente sem tarifas, desde que você faça toda a movimentação pelos terminais de autoatendimento e/ou pela internet.

Um fato muito interessante ocorreu quando procurei meu gerente para conversar a respeito: ele sequer sabia da existência dessa modalidade de conta, o que fez valer, e muito, a minha pesquisa prévia. Mas é claro que ele não saberia dizer nada, pois é uma conta sem tarifas, ou seja, menos dinheiro para o banco. Foi uma situação cômica, pois acabei fazendo propaganda para o próprio gerente.

Se você já é correntista de algum banco, procure se informar se a instituição trabalha com essa modalidade de conta, pois o Banco Central não obriga os bancos a oferecer o serviço. Mas não procure se informar com o seu gerente, pois pode ser que ele não saiba nada sobre o assunto ou tente lhe convencer que você perderá "muitos" benefícios se fizer a alteração. Fiquei um pouco cansado com a insistência negativa e os obstáculos que o gerente tentou criar para que eu não fizesse a alteração, mas, com muito esforço e persistência, consegui.

Há duas informações sobre essa conta muito interessantes:

1. Uma vez que a conta é digital, você não tem direito a emitir talões de cheque. Mas para quê você vai usar cheque se a conta oferece os mesmos limites de crédito (conta especial, cartão de crédito, empréstimos e financiamentos) que uma conta convencional?

2. Precisa fazer um depósito na conta de alguém que tem conta em outro banco? Com a conta digital você não paga NADA para emitir DOCs e TEDs. Os bancos normalmente cobram tarifas elevadíssimas para esse tipo de movimentação.

Você pode obter informações sobre a resolução do Banco Central que fala sobre essa modalidade de conta clicando aqui: Resolução 3919.

Um abraço cordial
Guto Azevedo
gutomath.blogspot.com
@gutomath

Nenhum comentário: