Após digitar a lei da função, vamos completar a tabela que será usada como referência para geração do gráfico. Ao lado da coluna onde digitamos a variação de x, iremos criar outra coluna, esta com os valores de y. Para tanto, digitamos, ao lado do primeiro valor de x o seguinte texto:
= F$2*K3+I$2
- "=" Termo utilizado em fórmulas do Microsoft Excel.
- "F$2" Endereço da célula onde, no caso da função do 1º grau, está digitado o parâmetro a. O símbolo $ utilizado nessa fórmula garante que o valor que está na célula F2 será utilizado em toda a coluna y.
- "*" Sinal de multiplicação.
- "K3" Endereço da célula onde está o respectivo valor de x.
- "+" Sinal de adição.
- "I$2 " Endereço da célula onde, no caso da função do 1º grau, está digitado o parâmetro b. Da mesma forma, o símbolo $ utilizado nessa fórmula garante que o valor que está na célula I2 será utilizado em toda a coluna y.
Para uma melhor vizualização, digite x e y como título de cada coluna e formate o alinhamento da maneira que achar mais conveniente.
Agora, selecione todos os valores das colunas x e y (não selecione os títulos das colunas). Selecione o gráfico "dispersão com linhas retas", conforme apresentado a seguir.
O seguinte gráfico será apresentado:
Para eliminar as linhas que estão paralelas aos eixos, clique com o botão direito do mouse sobre uma delas e selecione a opção "sem linha", conforme apresentado a seguir.
Para retirar a legenda, clique com o botão direito do mouse sobre ela e selecione a opção "excluir", conforme apresentado a seguir:
A seguinte tela aparecerá:
O mesmo pode ser feito com o eixo y. O ideal é que haja uma mesma escala nos eixos x e y, para que o gráfico seja melhor apresentado.
Para inserir um título em seu gráfico, clique em "Inserir Caixa de Texto".
Você também pode criar uma célula que contenha uma informação importante: o zero (raiz) da função, ou seja, o valor de x onde o gráfico atravessa o eixo das abcissas. Sabemos que esse valor é (-b/a), então, basta digitar, na célula escolhida, o comando correspondente a essa expressão.
Agora, você pode posicionar o gráfico em um local adequado e assim possa simular diferentes valores dos parâmetros a e b na sua função do 1º grau. Observe o que acontece com o gráfico quando você varia o valor desses parâmetros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário